PHOTOMATON
O Photomaton é uma instalação interactiva inovadora e única no mundo que combina tecnologias de ponta dos domínios da Inteligência Artificial e da Criatividade Computacional para criar, em tempo real e de forma automática, “retratos tipográficos” dos visitantes da exposição. O projecto foi desenvolvido especificamente para a exposição permanente Torre Literária, tendo em conta o seu espaço, natureza e público alvo.
A instalação nasce da colaboração entre o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN), como uma resposta ao desafio colocado pela Fundação Cupertino Miranda.
Através do uso de algoritmos de visão computacional e de técnicas generativas não deterministas, o Photomaton cria retratos dos visitantes, usando apenas elementos tipográficos, mais especificamente letras. Assim, cada visitante da Torre Literária pode criar o seu retrato tipográfico e combiná-lo com um dos textos dos vários autores à escolha.
Durante a criação de cada retrato, milhares de letras são posicionadas de forma precisa para criar representações reconhecíveis dos rostos dos visitantes. Porém, este processo não é determinístico, permitindo a cada retrato ser um único e irrepetível.
Deste modo, o Photomaton demonstra como a Criatividade Computacional pode enriquecer a experiência museológica, tornando-a mais interactiva e participativa.