Músicos FIPP

The Brabant Ensemble

O The Brabant Ensemble é um dos mais conceituados grupos vocais profissionais especializados em polifonia renascentista, com uma extensa discografia que inclui muitas gravações de estreias. O nome do grupo é inspirado no Ducado de Brabante, uma área que agora faz parte do norte da Bélgica e do sul dos Países Baixos, de onde é originário o núcleo do seu repertório. Foi fundado em 1998 por Stephen Rice

com o intuito de interpretar a música sacra de meados do século XVI até então pouco difundida. Desde a sua criação, o grupo assumiu um papel preponderante não só na reabilitação de compositores como Nicolas Gombert, Thomas Crecquillon e Pierre de Manchicourt – todos gravados pelo grupo na editora Hyperion –, mas também na exploração contínua de figuras importantes como Lassus, Palestrina e Obrecht. Quatro das suas gravações foram selecionadas para os Gramophone Awards, e tanto estas como outras têm vindo a ser aclamadas internacionalmente.

Os concertos do The Brabant Ensemble têm uma grande procura internacional, e o grupo já atuou em França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Suíça, Espanha, Portugal e Eslovénia, tendo feito a sua estreia no Wigmore Hall de Londres em setembro de 2016, onde regressará em outubro de 2022 para comemorar os quinhentos anos da morte de Jean Mouton.

 

Direção musical
Stephen Rice

Cantus
Helen Ashby
Eloise Irving

Altus
Emma Ashby
Claire Eadington

Tenor
Peter Davoren
Christopher O'Gorman

Bassus
Stephen Rice
David Stuart

Ler mais