Músicos FIPP

Pieter van Dijk

Pieter van Dijk nasceu em 1958 e estudou órgão com Bert Matter no Conservatório de Arnhem.
Prosseguiu os seus estudos com Gustav Leonhardt, Marie-Claire Alain e Jan Raas, e foi premiado em concursos internacionais de órgão em Deventer, em 1979, e em Innsbruck, em 1986.
É organista do famoso órgão Van Hagerbeer/Schnitger, de St. Laurenskerk, em Alkmaar, e tem o título de Organista da Cidade de Alkmaar. É director artístico do centro Grote Sint Laurenskerk.
Desde 1997, tem vindo a organizar a série de eventos dedicados ao órgão (concertos do mercado do queijo + concertos nocturnos + noites do compositor). É também director artístico do Orgel Festival Holland, que organiza a cada dois anos um Festival de Órgão Internacional que inclui uma competição e masterclasses desse mesmo instrumento, em Alkmaar.
Pieter van Dijk representa artisticamente a cidade de Alkmaar na Associação Europeia de Cidades com Órgãos Históricos (ECHO). É também membro da Comissão do Órgão da Katharinenkirche, em Hamburgo.
Além de participações em concertos pela Europa, EUA e Japão, Pieter van Dijk é professor de órgão no Conservatório de Amesterdão e na Hochschule für Musik und Theater, em Hamburgo.
As suas publicações incluem artigos sobre Matthias Weckmann, Jan Pieterszoon Sweelinck, J.S. Bach e Karl Straube; fez várias gravações com instrumentos históricos em Espanha, Holanda e Itália.
Em 2017 iniciou a gravação de um completo Bach-cycle para DMP Records. (Informação: www.dmp-records.nl)

Ler mais