Músicos FIPP

Yves Rechsteiner

Yves Rechsteiner estudou órgão e cravo no Conservatório de Genebra e especializou-se em pianoforte e baixo contínuo na Schola Cantorum Basiliensis, em Basileia. 
Vencedor de diversos concursos internacionais (Genebra, Praga, Bruges...), foi nomeado professor de baixo contínuo e diretor do Departamento de Música Antiga do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon, em 1995.
Para além da sua atividade como solista ou acompanhador, faz regularmente arranjos e transcrições para órgão. Os seus projetos pessoais e gravações abrangem o repertório barroco bem como a música sinfónica, incluindo colaborações com músicos tradicionais e/ou de jazz.
Em 2002, gravou Bach em cravo de pedal e em 2005, criou o conjunto Alpbarock dedicado à música popular suíça. Recebeu o prémio Diapason D'or, em 2010, pelos seus arranjos da obra de Rameau, e em 2013, gravou a sua versão para órgão da Sinfonia Fantástica, de Berlioz.
Desde 2014, encontra-se em digressão mundial com o percussionista Henri-Charles Caget e o guitarrista Fred Maurin, com o projeto Rock the Organ, um programa dedicado à música de Frank Zappa e outras bandas de rock progressivo.
No mesmo ano, tornou-se diretor artístico do Festival Toulouse les Orgues, onde alargou a espera musical a programas e artistas não clássicos.
Desde 2021, realiza uma digressão, com a contorcionista Lise Pauton, com um espetáculo a partir da sua transcrição para órgão das Sonatas e Partita para Violino de Bach.
Concebeu um órgão de cauda móvel “L'Explorateur”, construído em 2022 por Tony Decap, com uma tecnologia inovadora que permite controlar ao vivo a pressão de cada tubo.

Ler mais