Temporárias

Ainda julio

Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves.


O Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda teve patente a exposição “ainda julio” desde o dia 2 de outubro, quarta-feira, no seu edifício sede. Esta exposição esteve patente até ao dia 28 de fevereiro de 2014.

O Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda apresenta a exposição Ainda Julio, onde se encontram em exposição um núcleo de obras, recentemente legadas pelo Eng.º José Alberto Ventura Reis Pereira.
A entrega, dedicação e criação de uma obra é por si um labor audaz, ambicioso, atesto de trabalho e entrega profunda, com base na qual o corpo de uma obra se ergue e povoa a herança cultural. Julio dedicou a sua vida a burilar sensibilidades registadas em gestos e palavras. José Alberto Ventura Reis Pereira, filho de Júlio Maria dos Reis Pereira e Maria Augusta da Silva Ventura, cresceu no seio de uma família portadora de uma vivência e interesse pela cultura e suas constelações. A poesia, a pintura, a escrita, as visitas, os encontros, os livros, as exposições e os objetos que se recolhiam lá por casa acompanhavam o crescimento de José Alberto. Seu pai, Julio, e seu tio José Régio têm nele uma influência saudável, construtiva, estruturadora da sua personalidade, do seu entendimento e desenvolvimento intelectual.
A doação a entidades públicas do acervo de seu pai é um gesto de louvor e relevo, uma atitude nobre e de elevada consciência do entendimento da partilha do património cultural. Um gesto que nos merece toda a gratidão e prevalecerá como um contributo para a preservação de uma obra e de uma memória que nos engrandece culturalmente e que sem dúvida virá completar e re-valorizar o conhecimento da extraordinária qualidade e modernidade da obra plástica de Júlio.

Ler mais
  • Data 2 de outubro a 28 de fevereiro 2014