Temporárias

Exaltantes formas denunciam o desejo

Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves.

O Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda inaugurou no dia 14 de maio a exposição “exaltantes formas denunciam o desejo", no seu edifício sede. Esta exposição estará disponível até ao dia 27 de agosto de 2016. Integra obras de artistas representados no acervo do Museu como Fernando Lemos, Gonçalo Duarte, João Moniz Pereira, Marcelino Vespeira, entre outros.
 O que se pode encontrar nas formas para que estas nos provoquem desejo? Há na sua configuração uma composição capaz de nos provocar, de nos acalentar o desejo. As obras expostas exibem o corpo, asseguram-lhe uma constituição física que as torna exaltantes e denunciadoras de desejo.
A presença do corpo na criação artística é uma constante e a sua representação uma necessidade de entendimento dos limites do mesmo. Será na descoberta desses limites que se instala o desejo, numa presença de apetência, de envolvimento e de consciencialização da força natural que o faz existir.
Perante os impulsos e as vontades que se propagam no corpo, o espaço criativo possibilita uma aproximação às veredas mais íngremes da apresentação de novos corpos, estes numa apresentação singular feita das matérias que compõem o fazer mais simples da linguagem plástica, desenho, pintura, escultura, colagem, fotografia conferem uma resposta tão ampla quanto a nossa sensibilidade admite alcançar. No jogo da revelação há uma subtil forma que se aproxima do mais recôndito desejo.

Ler mais
  • Data 14 de maio a 24 de setembro de 2016