Fernando Lemos: fotografia
Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves
“Fernando Lemos - fotografia”
O Universo da fotografia enriqueceu, quando Fernando Lemos interessado pela actividade surrealista, participou em 1952 na exposição que aconteceu na Casa Jalco, indecorosa e suscitadora de tanto escândalo, que pela sua profundidade cunhou um marco na fotografia surrealista e no meio intelectual da Lisboa de então. Nascido em 1926, em Lisboa, frequenta a Escola de Artes Decorativa António Arroio nas matérias de Litografia e Pintura e ainda o Curso Livre de Pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Aos 26 anos parte para o Brasil, possuindo já um registo de imagens captadas pela sua objectiva que o notabilizam como fotógrafo, e são reveladoras de uma singularidade e autenticidade, da sua intervenção artística.
A sua actividade fotográfica deixa uma marca na história do Surrealismo, e da fotografia em particular, merecedora de destaque, e em 2001, do Prémio Nacional de Fotografia.
A Fundação Cupertino de Miranda, volvidos tantos anos, dedica-lhe agora uma grande exposição, Fernando Lemos – fotografia, onde serão expostas cerca de 140 fotografias e alguns inéditos, trazendo-nos à memória as captações de uma objectiva que nos fazem recuar mais de 50 anos e nos transportam para o imaginário estético da fotografia surrealista. Um conjunto de imagens realizadas entre 1949 e 1952, que desenham a vida do autor durante 4 anos e revelam a mestria no uso da máquina fotográfica, capaz de recolher imagens, num determinado espaço de tempo aprisionando olhares, rostos, corpos até sentimentos enclausurados que continuam presentes e respiram a cada momento que um olhar toca a fotografia.
Uma ponte entre passado e presente, entre o Brasil e Portugal, territórios separados pelo Atlântico, agora unidos nesta mostra proporcionada pela Fundação Cupertino de Miranda, onde serão visíveis ambientes invocados por Fernando Lemos numa clara afirmação da essência do surreal e reveladora da verdade do autor.
- Data 27 de novembro de 2009 a 26 de fevereiro de 2010