Temporárias

Por toda a parte - Julio 

Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves 

Julio, pseudónimo de Júlio Maria dos Reis Pereira, nascido em Vila do Conde a 1 de Novembro de 1902, irmão do poeta José Régio, Engenheiro Civil por formação poeta e pintor por vocação. 

Julio, pseudónimo de Júlio Maria dos Reis Pereira, nascido em Vila do Conde a 1 de Novembro de 1902, irmão do poeta José Régio, Engenheiro Civil por formação poeta e pintor por vocação. Separado o pintor do poeta desde o próprio nome de adopção com presença, cada um deles, nos mundos da História da Arte e da Literatura, o poeta aparece ligado à poética do presencismo, enquanto o pintor costuma ser lembrado pela sua obra numa linha que o conduziu do Expressionismo ao Surrealismo.
O Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda manifestou sempre interesse em incorporar no seu acervo obras representativas do Surrealismo português e ainda obras de autores a este movimento associadas. Por isso manteve como um dos seus objectivos principais a preservação e divulgação de obras, como é o caso da obra plástica do pintor Julio, que agora se apresenta com um importante núcleo das primeiras etapas do percurso artístico do autor.

Ler mais
  • Data 28 de outubro a 25 de fevereiro de 2011