Entre a palavra e a imagem
Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves
O Museu da Cupertino de Miranda apresentou a exposição “Entre a palavra e a imagem”, onde se encontraram representados cerca de 20 autores distribuídos por 100 obras, numa revisitação da sua coleção, onde plasticidade e poesia se aliam criando relações inesperadas.
Mário Cesariny, Pedro Oom, Mário Botas, Alfredo Margarido, Cruzeiro Seixas, Carlos Calvet, Mário Henrique Leiria, Raul Perez, Edouard Jaguer, António Sena, Emília Nadal, Her de Vries, Raul de Carvalho, João Rodrigues, Ana Hatherly, António Maria Lisboa, Cândido Costa Pinto, Natália Correia, António Paulo Tomaz, Eurico Gonçalves, são alguns dos nomes presentes.
No espaço do papel ou de outros suportes, um confronto de ideias, palavra e imagem partilham o lugar e materializa-se a relação entre literatura e artes plásticas, numa plasticidade de conceitos. Adquirem destaque palavras, frases e caracteres, colagem de fragmentos, mensagens contidas em suportes ou enclausuradas em folhas que são resgatadas. Letra e desenho habitam a mesma superfície, a colagem intervém e dá a forma desejada, o resultado surpreende e questiona o observador; o espaço entre objeto e observador é o espaço reservado à interpretação, que fica ao alcance de um olhar. O objeto assim concretizado é pouco comum e não passível de manuseio. A relação entre literatura e artes plásticas fica aclarada através de um percurso pela exposição que se apresenta no Museu da Fundação Cupertino de Miranda.
- Data 12 de abril a 13 de julho de 2012