Através do objeto
Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves
Através do objeto é a exposição que pode ser vista no Museu da Fundação Cupertino de Miranda, onde estão expostas cerca de uma centena de obras pertencentes à coleção da Fundação que se distribuem por esculturas, objetos ou ainda pinturas-objeto. Estão presentes nomes como Isabel Meyrelles, Cruzeiro Seixas, Fernando Alves dos Santos, Manuel Patinha, Jorge Vieira, Emília Nadal, Júlio, Inácio Matsinhe, Mário Henrique Leiria, Mário Cesariny, Giordano Bruno, entre outros.
O interesse pelo objeto reveste-se de enorme importância, pautado pela originalidade e uma demarcada intenção de provocação. Objetos que foram criados há cerca de 60 anos sobrevivem, na memória de quem os viu e chegam agora até nós, ainda que frágeis, são capazes de provocar reações, independentemente do observador; tornam-se objetos atuais, merecedores de toda a atenção.
Esta exposição tem por objetivo permitir delinear um contorno da problemática do objeto surrealista. Neste sentido surgem questões mais práticas – qual a importância do objeto na forma em que foi forjado, a sua importância histórica e contextual, o facto de estar associado a um determinado período histórico. Situações que levaram um conjunto de autores a debruçarem-se sobre este novo conceito do objeto, o porquê de terem sido intelectuais associados ao movimento surrealista a tornarem visíveis as capacidades do objeto, o seu confronto com a arte que até então estava instituída e este seu carácter de provocação, de abalo de mentalidades e as réplicas que provocou como motivo influente nos campos da arte e novos artistas.
- Data 19 de julho a 26 de outubro de 2012