Temporárias

Rik Lina

Comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves.

O Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda inaugurou no dia 19 do corrente mês pelas 17h00 a exposição “Rik Lina, texturas da imaginação", no seu edifício sede. Esta exposição estará disponível até ao dia 15 de janeiro de 2015.A Exposição RIK LINA, TEXTURAS DA IMAGINAÇÃO integra uma seleção de cerca de oitenta obras do autor. 

Rik Lina (Holanda, 1942) estudou pintura e litografia na Academia de Artes Gerrit Rietveld, em Amesterdão, entre 1960 e 1965.
Nas suas experiências de trabalho e nas viagens à boleia por diferentes regiões do mundo privilegiou sempre a vivência relacionada com elementos da natureza como o deserto, as montanhas, as florestas tropicais e os bancos de corais, que marcam profundamente a sua obra artística. O autor denominou de “automatismo vital” a procura fundamental das formas e estruturas do entorno natural, com a finalidade de estudar as analogias e as metamorfoses do mundo vegetal e animal e de investigar as suas relações surpreendentes para explorar as regiões desconhecidas do espírito.
Esta exposição permite-nos conhecer um período específico da sua obra, onde a relação com o surrealismo se aprofundou. Rik Lina manteve uma forte relação com alguns dos surrealistas portugueses nos anos 70 e 80, especialmente com Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, e acabou mais recentemente por fixar residência e trabalhar em Portugal, no Cabo do Mondego.

Ler mais
  • Data 19 de setembro a 15 de janeiro de 2016