Oradores Carmina 2018

Rosa Maria Martelo

Rosa Maria Martelo nasceu em 1957, no Porto. É professora associada da Faculdade de Letras do Porto, onde se doutorou em 1996. Tem privilegiado as áreas das poéticas modernas e contemporâneas, da literatura portuguesa, e da literatura comparada (estudos interartísticos). É investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde coordena a linha de pesquisa Intermedialidades.
Publicou os livros de poesia A Porta de Duchamp (Averno, 2009) e Matéria (Averno, 2014).
No seu trabalho de ensaísta destacam-se os seguintes livros: Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (Campo das Letras, 1998); Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea (Campo das Letras, 2004); Vidro do Mesmo Vidro – Tensões e deslocamentos na poesia portuguesa depois de 1961 (Campo das Letras, 2007); A Forma Informe – Leituras de Poesia (Assírio & Alvim, 2010), Prémio Jacinto do Prado Coelho; O Cinema da Poesia (Documenta, 2012), Prémio Eduardo Prado Coelho e Prémio Pen Clube. Organizou, com Joana Matos Frias e Luís Miguel Queirós, a antologia Poemas com Cinema (Assírio & Alvim, 2010).
É co-editora da Revista electrónica Elyra (www.elyra.org) e coordena, com Paulo Medeiros, a Rede Internacional LyraCompoetics, dedicada ao estudo das poéticas contemporâneas.

Ler Mais