Marinela Freitas.

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na mesma instituição. Doutorada em Estudos Anglo‑Americanos, desenvolveu, entre 2015 e 2019, um projeto de pós‑doutoramento na área dos Estudos do Pós‑humano, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem publicações várias nas áreas da Literatura Comparada, dos Estudos Feministas, da Teoria Queer e dos Estudos da Utopia.

É autora de Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces? (Afrontamento, 2014), que Prémio PEN Ensaio em 2015, e co-editora, entre outros, de Novas Cartas Portuguesas Entre Portugal e o Mundo (com Ana Luísa Amaral, D. Quixote, 2014) e Utopia Matters (com Fátima Vieira, UPorto, 2005). Colaborou ainda no Dicionário da Crítica Feminista (2004) e na edição anotada de Novas Cartas Portuguesas (2010).

Co-organizou ainda (com Ana Luísa Amaral) uma antologia de poesia dedicada ao género e às sexualidades, intitulada Do Corpo: Outras Habitações. Identidades e Desejos Outros em Alguma Poesia Portuguesa (Assírio & Alvim, 2018; 343 pp.). Esta obra resulta do evento Carmina 3, realizado em 2018, na Fundação Cupertino de Miranda, em V. N. Famalicão.

Desde 2015, integra a Equipa de Coordenação de She Thought It: Crossing Bodies in Sciences and Arts, uma base de dados dedicada a mulheres pioneiras nas áreas das ciências, das artes e da literatura (https://shethoughtit.ilcml.com/), alojada no ILCML.

© Créditos fotográficos Joana Matos Frias