Surrealismo

Risques Pereira: o regresso do gato que partiu à aventura

Henrique Risques Pereira nasceu em Lisboa em 1930 e faleceu em 2003.
Companheiro de tertúlia de António Maria Lisboa e de Fernando Alves dos Santos, entra em contacto com o grupo de “Os Surrealistas” através de Pedro Oom e participa em 1949 nas atividades do grupo, assinando os principais manifestos vindos à luz no tempo em que se desenvolveu aquilo a que Mário Cesariny chamou “a intervenção Surrealista”.
Depois da morte de António Maria Lisboa e seguindo o exemplo do protagonista do seu poema mais conhecido “Um gato partiu à aventura”, desaparece do horizonte artístico e literário português durante anos, abandonando a Arte para se dedicar ao trabalho como engenheiro civil. Só algumas destas obras foram expostas em anos posteriores nas exposições de homenagem a um ou outro companheiro do grupo Surrealista.
Neste catálogo apresentam-se uma grande parte das obras de Risques Pereira, que na sua maioria nunca fora exposta. Cerca de uma centena de obras que demonstram o desenvolvimento plástico do autor neste período. São trabalhos sobre papel, de um grande carácter de experimentação, onde o desenho é o detentor de muita desta atuação e através do qual o autor, constrói paisagens povoadas por personagens que se tornam os protagonistas de uma possível ação. Percorre também outra abordagem de uma ocultação e construção mais geométrica onde vai deslizando, invadindo uma paisagem com um emaranhado de linhas ondulantes, onde em muitos casos se lhe vem juntar a cor, reforçando contrastes de luz e sombra, criando assim os cenários capazes de nos convidar a uma envolvência num espaço que se compromete com a poesia.
A sua obra poética está representada em diversas antologias como as organizadas por Mário Cesariny, ou a que Alfredo Margarido e Carlos Eurico da Costa publicaram no Brasil e posteriormente na antologia “You are welcome to Elsinor” (reeditado com o título de “ A única real tradição viva”) de Perfecto E. Cuadrado, a quem trasladaria posteriormente cópia de mais de uma centena de Poemas que demonstram a sua permanente e quase “oculta” ou “clandestina” devoção e dedicação poéticas, sendo esses poemas apresentados no âmbito da exposição, numa publicação da editora Quasi Edições. 

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

RISQUES PEREIRA

Risques Pereira: o regresso do gato que partiu à aventura / Organ. Fundação Cupertino de Miranda; sel. e textos Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves; Texto Aníbal Pinto de Castro. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda: Centro de Estudos do Surrealismo, 2003. - 93, |3| p.: il.; 25 cm.

Catálogo -- Arte / Surrealismo / Cuadrado, Perfecto, 1949- / Gonçalves, António / Castro, Aníbal Pinto de, 1938-2010

2-D-59

Também poderá adquirir na loja online