Surrealismo

Rik Lina: texturas da imaginação

Rik Lina (Holanda, 1942) estudou pintura e litografia na Academia de Artes Gerrit Rietveld, em Amesterdão, entre 1960 e 1965.
Nas suas experiências de trabalho e nas viagens à boleia por diferentes regiões do mundo privilegiou sempre a vivência relacionada com elementos da natureza como o deserto, as montanhas, as florestas tropicais e os bancos de corais, que marcam profundamente a sua obra artística. O autor denominou de “automatismo vital” a procura fundamental das formas e estruturas do entorno natural, com a finalidade de estudar as analogias e as metamorfoses do mundo vegetal e animal e de investigar as suas relações surpreendentes para explorar as regiões desconhecidas do espírito.
Esta exposição permite-nos conhecer um período específico da sua obra, onde a relação com o surrealismo se aprofundou. Rik Lina manteve uma forte relação com alguns dos surrealistas portugueses nos anos 70 e 80, especialmente com Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, e acabou mais recentemente por fixar residência e trabalhar em Portugal, na zona do Cabo do Mondego.

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

Lina, Rik, 1942-

Rik Lina: texturas da imaginação = imaginative configurations / comis. António Gonçalves, Perfecto E. Cuadrado; textos António Gonçalves... [et al.]; trad. José Gabriel Flores... [et al.]; fot. Guilherme Carmelo; des. Cristina Lamego. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2015. - 111, [1] p. a 2 colns: il.; 25 cm. - Ed. bilingue em português e inglês. - ISBN 978-989-98125-8-1.

Surrealismo -- Séc. 20-21 / Exposição -- [Catálogo]

Gonçalves, António, 1975- / Cuadrado Fernández, Perfecto E. / Flores, José Gabriel / Carmelo, Guilherme / Lamego, Cristina / Fundação Cupertino de Miranda. Centro de Estudos do Surrealismo

2-T-05

Também poderá adquirir na loja online