Surrealismo

Titânia

Este livro é uma reedição feita a partir da obra Titânia. História hermética em três religiões e um só deus verdadeiro com vistas a mais luz como Goethe queria., lançada um ano após a morte do autor, por ocasião do Encontros Mário Cesariny I. Conta com reprodução dos desenhos criados por Cruzeiro Seixas a pedido de Mário Cesariny para integrar a edição de 1977.

«É com um terramoto que acontece o “fim do mundo” em Titânia. Trata-se de uma narrativa escrita por Mário Cesariny em 1953, publicada pela primeira vez em 1977, e reescrita em 1993.  Nesta obra cruzam-se a narrativa mitológica, o drama, a prosa poética, a poesia e mesmo o ensaio. O título anuncia assim, a profusão de referências literárias, de intertextos, para além da multiplicação e ocultação de sentidos.
No texto de Cesariny, um narrador conta a história da personagem que dá o nome
ao livro, Titânia, começando por uma espécie de Génesis do nascimento de Titânia e Oberon, assim como da cidade em que Titânia vive, Procópio’s Town. Apresenta duas descrições diferentes do nascimento daquelas duas personagens: o primeiro nascimento dever-se-á a um espaço deixado por Vénus Urânia ao emergir das ondas. No segundo nascimento de Oberon, ficamos a saber que nasce em Gaia (Vila Nova de). Já Titânia, no segundo nascimento, é rapaz e chama-se Titanin. Titânia e Oberon são, na verdade, dois dos “fantasmas”. […]
O fim do mundo começa gradualmente:
“Às duas horas, toda a gente apontava o céu brilhante e escuro: um céu de terramoto.

Às quatro horas fechava o comércio [...].
A partir das quatro abortava por excesso todo o sistema de salvação colectiva. Às cinco um mar de gente inundou o Rossio [...]. Às cinco e pico apareceu o Diabo [...]. Às seis horas precisas foi visto RIMBAUD. Às seis e meia os homens desmaiavam e mulheres surpreendentes corriam por todos os lados. Às seis e trinta e cinco conseguiram apear, com mil dificuldades, o elevador de Santa Justa (torre e passerelle). Às sete menos um quarto apareceram AS MÃES e a terra tremeu pela primeira vez.” (p. 66)» 
[Adaptado de “Do Apocalipse de João e de Titânia. História hermética de Mário Cesariny” de Isabel Aguiar]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

Cesariny, Mário, 1923-2006

Titânia / Mário Cesariny; des. Cruzeiro Seixas. - Lisboa: Assírio & Alvim; Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2007. - 78 p.: il.; 21 cm. - Este livro foi publicado por ocasião de Mário Cesariny - Encontros I, promovido pela Fundação Cupertino de Miranda e realizado de 22 a 24 de Novembro de 2007, em Famalicão.

Surrealismo / Seixas, Cruzeiro, 1920-2020

2-C-27
Também poderá adquirir na loja online