Surrealismo

Por toda a parte Julio

Júlio Maria dos Reis Pereira (Vila do Conde, 1902-1983) separou o pintor do poeta com a adoção com dois pseudónimos, Julio ligado às artes plásticas e Saúl Dias à poesia. Irmão do poeta José Régio, foi Engenheiro Civil por formação e poeta e pintor por vocação. Frequentou a Escola de Belas-Artes como aluno voluntário durante 2 anos no curso de Pintura, e foi ilustrador da revista Presença dirigida pelo seu irmão. Como poeta surgiu ligado à poética do presencismo e enquanto pintor delineou um trilho que o conduziu do Expressionismo ao Surrealismo.
Um dos objetivos do Centro de Estudos do Surrealismo, atualmente Centro Português do Surrealismo, passa por integrar no seu acervo obras que representem o movimento Surrealista, mas também obras de autores cujos movimentos podem estar associados, e este é o caso de Julio, e da sua obra plástica da qual a FCM é detentora.
A obra de Julio costuma ser lembrada pelo diálogo fraternal entre poesia e pintura, onde o desenho ocupa um espaço de relevância no seu percurso; e associada à música e ao silêncio gravados na tradição moderna ou romântica da luta pelo absoluto no sentimento e no conhecimento.
Este catálogo apresenta 108 obras de arte plástica da autoria de Julio que pertencem atualmente à coleção da Fundação Cupertino de Miranda.

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 POR TODA A PARTE JULIO

Por toda a parte Julio / [org.] Fundação Cupertino de Miranda; textos [de] Pedro Álvares Ribeiro [et. al]. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2010. - 99; [6] p.: muito il., color.; 31 cm. - Contém obras da Fundação Cupertino de Miranda da autoria de Julio. - ISBN 978-989-96605-2-6.

Julio, 1902-1983 / Seixas, Cruzeiro, 1920-2020 / Arte surrealista -- Séc. 20 / Pintura surrealista -- Séc. 20 / Exposição -- [Catálogo] / Ribeiro, Pedro Álvares, 1957- / Gonçalves, António, 1975- / Cuadrado, Perfecto, 1949- / Gonçalves, Rui Mário, 1934-2014 / Martins, Fernando Cabral, 1950- / Fundação Cupertino de Miranda

2-D-86
Também poderá adquirir na loja online