Surrealismo

Cruzeiro Seixas: o sentido do encontro

Artur Manuel do Cruzeiro Seixas (3/12/1920 – 8/11/2020) foi um dos principais representantes do Surrealismo em Portugal. A Fundação Cupertino de Miranda de V.N. Famalicão, o Ministério da Cultura e a Sociedade Nacional de Belas Artes uniram-se para o homenagear, associando-se a outras instituições que o têm representado nas suas coleções.
A exposição da qual resultou este catálogo teve o intuito de dar a conhecer algumas das mais importantes obras de Cruzeiro Seixas, apresentando as diferentes técnicas por ele, e pelos surrealistas, exploradas.
Neste catálogo podem-se encontrar reflexões acerca do Mestre Cruzeiro Seixas relacionadas com o seu percurso, a sua ligação ao movimento surrealista, à poesia, à pintura e ao sonho ou aos seus interesses pela etnografia africana.
O catálogo abrange mais de 150 obras do autor, pictóricas e objetos, assim como, os seus “Diários não Diários” que são fragmentos das vivências do seu dia a dia compilados por conjuntos de peças que compõem esta espécie de cadernos, e, ainda, objetos etnográficos que Cruzeiro Seixas foi colecionando no decorrer da sua passagem por África.
É possível consultar, ainda, um percurso biográfico datado e sistematizado por dados gerais, exposições individuais e exposições coletivas. E ver algumas fotografias que retratam Cruzeiro Seixas ao longo de vários momentos da sua vida.
Um livro que, paralelamente à comemoração do centenário do seu nascimento, é uma referência para a compreensão do percurso artístico de Cruzeiro Seixas.

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

CRUZEIRO SEIXAS

Cruzeiro Seixas : O sentido do encontro = The meaning of the meeting / coord. Marlene Oliveira, Perfecto E. Cuadrado ; textos Graça Fonseca... [et al.] ; curriculum Duarte Salgado ; rev. Catarina Mendo... [et al.] ; trad. Maria de Almeida ; fotog. Biblioteca Nacional de Portugal...[et al.] ; design Cristina Lamego. - Vila Nova de Famalicão ; Lisboa : Fundação Cupertino de Miranda : Ministério da Cultura, 2021. - 287, [1] p. ; 31 cm. - Catálogo pubicado por ocasião da exposição "Cruzeiro Seixas - O Sentido do Encontro" patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, entre 3 de dezembro de 2021 e 26 de fevereiro de 2022. - Exposição enquadrada no Programa Evocativo de Comemorações do Centenário de Cruzeiro Seixas. - ISBN 978-989-54283-6-6

Seixas, Cruzeiro, 1920-2020 / Exposição -- 3 de dezembro de 2021 - 26 de fevereiro de 2022 -- [Catálogo] / Sociedade Nacional de Belas Artes -- Lisboa / S.N.B.A. / Arte -- Séc. 20/21 / Surrealismo -- Séc. 20/21

2-B-43
Também poderá adquirir na loja online