Surrealismo

Correspondências

A exposição que deu origem a este catálogo esteve patente na Galeria Tapeçarias de Portalegre entre 19 de setembro e 31 de dezembro de 2019. Os quadros de Cruzeiro Seixas feitos de lã preencheram a galeria Tapeçarias de Portalegre em Lisboa. São duas artes raras: a do último dos surrealistas, com 98 anos à época, e a da Manufactura de Portalegre.
Esta exposição, dinâmica e personalizada, reuniu as tapeçarias e documentação do Mestre Cruzeiro Seixas, estabelecendo uma ligação entre este e o público, através de postais ilustrados, integrados no catálogo da exposição.
Em vitrines e molduras havia cartas trocadas entre Joseph Lustigman, grande colecionador da sua obra há quatro décadas, e Cruzeiro Seixas.
Correspondências é um catálogo que contém cartas datilografadas, um envelope desfeito da sua forma, todo desenhado pelo artista – “ele fazia esta graça, que era desenhar dentro do envelope”, refere o curador da exposição.
No catálogo da exposição estão também fios de lã coloridos. A lã de que ali se faz a arte de Artur Cruzeiro Seixas.  Assim como, os pop-up de António Bajanca, que decompõem obras do artista em papel para que estas se possam observar com outros sentidos.

[Adaptado de notícia do Diário de Notícias]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

Seixas, Cruzeiro, 1920-2020

Correspondências / Cruzeiro Seixas; coord. Maria João de Melo; curadoria Pedro Jaime Vasconcelos; dir. arte António Bajanca; dir. Manufactura Tapeçarias de Portalegre Vera Fino. - Lisboa: Galeria Tapeçarias de Portalegre, 2019. - 18 f.; 23 cm + capa de argolas. - Obra publicada por ocasião da exposição patente na Galeria de Tapeçarias de Portalegre entre os dias 19 de setembro e 7 de novembro. - É composta por cadernos, reproduções de citações, linhas de tapeçarias e pop-up's de obras de Cruzeiro Seixas.

Surrealismo / Tapeçarias -- Portalegre / Diário não diário -- Caderno / Arte -- Séc. 20-21
Melo, Maria João de / Vasconcelos, Pedro Jaime / Bajanca, António / Fino, Vera

2-B-32