Surrealismo

E de súbito o silêncio toma-nos: Cruzeiro Seixas

«E de súbito o silêncio toma-nos». Foi este o mote da exposição retrospetiva de Artur Cruzeiro Seixas, inaugurada no dia 10 de março de 2018 na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, e que contou com a presença do mestre do surrealismo português. Perante uma sala cheia, Cruzeiro Seixas partilhou alguns momentos da sua carreira, homenageando aqueles que o marcaram ao longo dos seus 97 anos. "Encontrei na minha vida gente muito apaixonante, como por exemplo os meus pais, pessoas em quem sempre encontrei apoio e estímulo”, partilhou o homem que nunca quis ser apelidado de «artista».
Em colaboração com a Fundação Cupertino de Miranda, detentora de grande parte do acervo de Cruzeiro Seixas, foram selecionados alguns trabalhos, numa viagem pelo seu mundo de inspiração. A mostra que esteve patente até 7 de abril e foi, para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, "o início de um trabalho que queremos que se intensifique no panorama cultural do concelho”. Uma forma de homenagear artistas que "merecem as melhores considerações num país que, por vezes, é ingrato com a cultura”, acrescentou.
Neste catálogo é possível ver colagens, objetos, desenhos, têmperas e guaches realizados ao longo da sua carreira.»

[Adaptado de notícia da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

E DE SÚBITO O SILÊNCIO TOMA-NOS

E de súbito o silêncio toma-nos: Cruzeiro Seixas. - Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, 2018. - s.p.; 25 cm. - Catálogo publicado por ocasião da exposição patente entre os dias 10 de março e 8 de abril de 2018 na Casa-Museu Teixeira Lopes, Galerias Diogo de Macedo. - ISBN 9789725810767.

Cruzeiro Seixas, 1920-2020 / Casa-Museu Teixeira Lopes / Exposição "E de súbito o silêncio toma-nos" Cruzeiro Seixas -- Vila Nova de Gaia -- 10 de março a 8 de abril de 2018 -- [Catálogo] / Casa-Museu Teixeira Lopes -- Galerias Diogo de Macedo -- Vila Nova de Gaia -- 2018 / Obra plástica / Surrealismo -- séc. 20/21

2-B-18