Surrealismo

Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial

Este livro é uma reedição feita a partir da primeira edição da Perspectivas & Realidades de 1977.

« “O 25 de Abril fez-me trazer para primeiro plano este serviço de utilidade pública de reunir, em extenso, dados universais do surrealismo que pela sua linguagem não poderiam antes daquela data sair entre nós sem preço imediato de martírio, talvez ressureição, com certeza morte, (Civil, para começar.)” Mário Cesariny

“Considero-me privilegiado por ter testemunhado, desde 1974, o desenvolvimento deste livro até à sua publicação em 1977. Mário Cesariny havia concebido o projecto nos primeiros dias da Revolução dos Cravos em Abril de 1974, quando os longos anos da ditadura repressiva finalmente terminaram. Falou-me das suas ideias para o livro em várias cartas e, durante as nossas visitas regulares, mostrou-nos, a mim e à minha esposa Frida, os novos dossiers que pensava incluir. Em Junho de 1977, levou-nos à impressionante e antiga tipografia Império, na Rua do Salitre, em Lisboa, para ver as provas que estavam a ser preparadas para correcção final.
Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial tornou-se verdadeiramente um livro inortodoxo e continua formidável, pioneiro, urgente e pertinente mesmo passado meio século.” Laurens Vancrevel»

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Cesariny, Mário, 1923-2006

Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial / Mário Cesariny; preamb. Laurens Vancrevel; posf. Perfecto E. Cuadrado. - Lisboa: Documenta: Fundação Cupertino de Miranda, 2021. - 495 p.; 25 cm. - Este livro é uma reedição feita a partir da primeira edição da Perspectivas & Realidades de 1977. - Edição publicada por ocasião dos Mário Cesariny Encontros XV. - ISBN 978-978-8833-82-2.

Surrealismo -- Movimento -- Séc. 20

2-C-56