Centro Português do Surrealismo - Cadernos

Alguns (Des)Aforismos

«No seguimento do propósito lançado pelo anterior Centro de Estudos do Surrealismo, atualmente Centro Português do Surrealismo (CPS) – preservar, divulgar e dar o seu lugar no contexto do surrealismo internacional às obras e aos protagonistas da intervenção surrealista em Portugal – publicamos agora, por ocasião dos XV Encontros Mário Cesariny, o número 19 dos  Cadernos do CPS, que pretende homenagear o Mestre Artur Manuel do Cruzeiro Seixas (1920-2020), ainda na sequência das comemorações do centenário do seu nascimento. É uma homenagem simples e merecida àquele que pela generosidade das suas doações, conselhos e ensinamentos foi pilar basilar do atual Centro Português do Surrealismo. Para esta homenagem reuniram-se neste Caderno uma seleção de (des)aforismos, como o próprio Mestre Cruzeiro Seixas os designava, subgénero específico e muito pessoal – como os diários/não diários – de que foram aparecendo alguns espalhados por revistas, catálogos e outras publicações, com destaque para o catálogo Desaforismos (Lisboa, SOCTIP Galeria Centro de Arte, 1989). A acompanhar as transcrições são reproduzidas imagens dos manuscritos de alguns destes seus pensamentos/iluminações que refletem “fragmentos das suas vivências”, onde são simultaneamente um espaço do pensamento ou simples alusões ao dia-a-dia do seu universo pessoal e profissional, ou mesmo onírico e imaginativo. Isabel Meyrelles assinalava que “Cruzeiro Seixas viveu sempre intensamente, embora não espetaculosamente”, foi um «“homem esponja”, [que] sonhava, estando sempre pronto a absorver o que o cerca, e a transformá-lo, e acrescentava que Cruzeiro Seixas dizia que o que pintou e escreveu foram apenas fragmentos, “fragmentos que o dia-a-dia lhe dava, de amor, de génio, de sonho, neste fragmento de país”».

Vila Nova de Famalicão, novembro de 2021.»

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

CRUZEIRO SEIXAS
Cruzeiro Seixas: Alguns (des)aforismos / dir. Perfecto E. Cuadrado; conselho editorial António Gonçalves... [et al.]; gest. cont. e rev. Catarina Mendo; design Cristina Lamego. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2021. - 75, [1] p.; 23 cm. - (Cadernos / Centro Português do Surrealismo; 19). - ISBN 978-989-54283-5-9.

Seixas, Cruzeiro, 1920-2020 / Surrealismo -- Séc. 20-21 / Poesia -- Séc. 20 / Aforsimos -- Desaforismos / Pensamentos
Cuadrado, Perfecto / Mendo, Catarina / Gonçalves, António / Oliveira, Marlene / Lamego, Cristina / Martins, Fernando Cabral / Silvestre, Osvaldo / Fundação Cupertino de Miranda

2-L-02