Centro Português do Surrealismo - Cadernos

Teixeira de Pascoaes: Aforismos

«Em 1972, Artur Manuel do Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny editaram uma seleção de Aforismos de Teixeira de Pascoaes numa edição especial de 350 exemplares numerados com ilustrações de João Vasconcelos, Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, e mais 3 exemplares não numerados com os três guaches originais de João Vasconcelos. Com o mesmo formato Mário Cesariny de Vasconcelos e  Artur Manuel do Cruzeiro Seixas tinham já editado em 1971 Reimpressos cinco textos colectivos de surrealistas em português de que são autores António Maria Lisboa, Mário Cesariny, Henrique Risques Pereira, Mário Henrique, Pedro Oom e Cruzeiro Seixas, com uma tiragem de 250 exemplares numerados, e em 1974, “no 50º aniversário do Primeiro Manifesto Surrealista publicado por Breton”, uma seleção de  doze cartas reunidas e anotadas  por Mário Cesariny com o título CONTRIBUIÇÃO AO REGISTO DE NASCIMENTO EXISTÊNCIA E EXTINÇÃO DO GRUPO SURREALISTA DE LISBOA. Mais tarde, em 1998, a coleção “Gato Maltês” da editora Assírio & Alvim publicaria os Aforismos de Pascoaes selecionados e organizados por Mário Cesariny (traduzidos para espanhol por Antonio Sáez Delgado e editados por Renacimiento, Sevilha, em 2018, sob o título de La medida del universo).  Fora já de mercado as duas edições portuguesas, decidimos dedicar este número dos Cadernos do Centro Português do Surrealismo à edição dos aforismos partindo dos livros consultados por Mário Cesariny onde constam os textos selecionados e sublinhados por ele reeditados, acrescentando alguns elementos tirados da primeira edição, como algumas cópias das páginas das provas corrigidas. Mais uma homenagem do Centro de Português do Surrealismo a Teixeira de Pascoaes, de quem já se tinha organizado uma exposição dos seus desenhos, e a quem Cesariny costumava chamar “o sábio da montanha”. O Centro Português do Surrealismo agradece muito sinceramente a colaboração da família Pascoaes e de Manuel Rosa para a realização deste trabalho.»

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

TEIXEIRA DE PASCOAES

Teixeira de Pascoaes: Aforismos / dir. Perfecto E. Cuadrado; conselho editorial António Gonçalves... [et al.]; gest. cont. e rev. Catarina Mendo; design Cristina Lamego. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2019. - 67, [1] p.; 23 cm. - (Cadernos / Centro Português do Surrealismo; 18). - ISBN 978-989-54283-4-2.

Cesariny, Mário, 1923-2006 / Pascoaes, Teixeira, 1877-1952 / Surrealismo -- Séc. 20-21 / Poesia -- Séc. 20 / Cuadrado, Perfecto / Mendo, Catarina / Gonçalves, António / Oliveira, Marlene / Lamego, Cristina

2-L-02