Surrealismo

Isabel Meyrelles: como a sombra a vida foge

Isabel Meyrelles, Fritzi para os amigos mais íntimos, poeta, tradutora, escultora e criadora de objetos e sonhos surrealistas. Nasceu em Matosinhos a 29 de abril de 1929, mas muito nova se mudou, primeiro para Lisboa e depois para Paris (1950). Por Lisboa fez amizade com alguns surrealistas dos dois grupos, como Mário Cesariny, António Pedro, Cruzeiro Seixas, Alexandre O’Neill, mas também com Natália Correia, com quem dirigiu o restaurante “O Botequim”, durante os anos que regressou a Portugal (de 1971 a 1977). A sua ida para Paris permitiu fazer novas amizades, nomeadamente com Tristan Tzara, Philippe Soupault ou Henri Michaux.
Neste catálogo abrangem-se todas as fases da artista onde a influência surrealista está presente em várias obras. Inspirada não só pelos desenhos e pinturas de vários artistas surrealistas, com especial destaque para as obras de Cruzeiro Seixas, mas também refletindo a admiração pela ficção científica e a alusão ao fantástico, observado em obras como o “The Sheriff” e “O Príncipe”, ou a simbologia e alegoria à vida e aos sentidos, personificados em objetos como o Ovo, retratado nas obras representadas pela mão e luva negra intitulada “Oferta” e na “Os adoradores do Ovo”.
Ao longo de toda a exposição podemos ainda reconhecer algumas homenagens, não só a pessoas amigas e familiares, na forma de bustos e alto-relevos, mas também a personalidades que admirava com as obras como “Hommage à René Magritte”, “Homenagem a Alexandre O'Neill” e “Hommage à André Breton - Le Revolver à cheveux blancs (1932)".
Estão reunidas 98 obras no catálogo das quais mais de metade são da autora e as restantes da Fundação Cupertino de Miranda, de vários Colecionadores particulares e Galerias.
A Fundação Cupertino de Miranda, que já tinha organizado há 15 anos uma exposição de esculturas de Isabel Meyrelles, apresentou uma nova exposição muito mais ampla e diversificada, de homenagem à artista, que contribuiu também para o nascimento do Surrealismo na Fundação Cupertino de Miranda, a par de outros nomes importantes do Surrealismo Nacional.

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

ISABEL MEYRELLES

Isabel Meyrelles: como a sombra a vida foge / Isabel Meyrelles; comis. Marlene Oliveira, Perfecto E. Cuadrado; biog. Catarina Mendo; gest. conteúdos e rev. Catarina Mendo [et al.]; testem. Cruzeiro Seixas [et al.]; fotog. Guilherme Carmelo, Hugo Lagarto; trad. Maria de Almeida; design Cristina Lamego. - Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2019. - 125 p.; 31 cm. - ISBN 978-989-54283-3-5.

Surrealismo -- Séc. 20-21 / Escultura / Poesia

Meyrelles, Isabel, 1929- / Oliveira, Marlene / Cuadrado, Perfecto E. / Ribeiro, Pedro Álvares / Mendo, Catarina / Seixas, Cruzeiro / Paoli, Emilienne / Meireles, Joana / Marques, Susana Moreira / Nunes, Luís d'Oliveira / Salgado, Duarte / Alves, Eduarda / Sousa, Joana Rosa de / Ribeiro, Olívia / Carmelo, Guilherme / Lagarto, Hugo / Almeida, Maria de / Lamego, Cristina

2-D-98