Au treizième coup de minuit: Anthologie du surréalisme en Angleterre
Esta antologia reúne os manifestos e declarações coletivas do grupo surrealista em Inglaterra, e cerca de duzentas páginas de poemas e textos (1935-1980) de Roland Penrose, David Gascoyne, Emmy Bridgwater, Ithell Colquhoun, Simon Watson Taylor, Toni Del Renzio e muitos outros, a par disto inclui um dicionário no final do volume e ainda reúne uma seleção significativa de mais de quarenta desenhos de artistas surrealistas ingleses, nomeadamente Desmond Morris - conhecido mundialmente como etólogo e autor de O Macaco Nu, mas também membro do grupo surrealista em Inglaterra desde 1949. A obra reproduzida na capa é deste autor.
A poesia surrealista inglesa foi marcada quer pelos preparativos para a Segunda Guerra Mundial, quer pela própria guerra, que apesar de ser bastante rica, a tornou desconhecida por ser inédita e de difícil acesso. Esta poesia caracteriza-se pela sua recusa do definitivo e do coerente, na sua aceitação do único e do evanescente, tendo presente desde 1936 o “espírito surrealista”.
[Adaptado]
- Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda
Notas
Informação do Catálogo:
AU TREIZIÈME COUP DE MINUIT |
Au treizième coup de minuit: Anthologie du surréalisme en Angleterre / Ed., trad. pref. Michel Remy. - Paris: Dilecta, 2008. - 307, [4] p.; 21 cm. - ISBN 978-2-916275-31-4. |
Surrealismo / Poesia Remy, Michel |
2-N-08 |