Surréalisme
O surrealismo é um movimento literário, nascido após a Primeira Guerra Mundial, que deriva diretamente do dadaísmo, e que se opõe às convenções sociais e morais da burguesia. Influenciados pelas conceções freudianas e junguianas do inconsciente, os artistas procuraram expressar tudo o que era sonhador, impulsivo, instintivo e desejável, e defenderam a revolta e a liberdade. O surrealismo rapidamente se disseminou para as artes visuais, fotografia e cinema.
Os surrealistas utilizavam como meios de expressão a escrita automática, os "cadáveres esquisitos", os jogos verbais, as associações, o desenho espontâneo, a fricção e a colagem, ou a discrepância entre o título da obra e o seu conteúdo e, a justaposição de imagens ou objetos incongruentes.
André Breton, no primeiro Manifesto Surrealista, define este movimento como "puro automatismo psíquico, pelo qual se propõe expressar, quer verbalmente, quer por escrito, quer de qualquer outra forma, o funcionamento real do pensamento... "
[Adaptado]
- Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda
- Hora Surréalisme
Notas
Informação do Catálogo:
Uzzani, Giovanna |
Surréalisme / texto e pesq. fotog. Giovanna Uzzani; trad. Denis-Armand Canal. - Paris: Éditions Place de Victoires, 2014. - 315, [5] p.; 22 cm. - ISBN 978-2-8099-1232-6. |
Surrealismo / Pintura / Fotografia / Escultura |
2-N-05 |