Brancusi, Rosso, Man Ray: Framing Sculpture
Neste catálogo é possível ver como os três artistas representados se preocupavam, cada um à sua maneira, com a representação e a manipulação das imagens fotográficas, procurando uma nova linguagem de formas na fotografia.
Constantin Brancusi (1876-1957), Medardo Rosso (1858-1928) e Man Ray (1890-1972) utilizaram a fotografia como uma forma de tornar claro como os observadores devem ver e interpretar as suas obras, com a utilização de técnicas experimentais como a superexposição, ângulos de câmara inovadores e a desfocagem do primeiro plano ou do fundo. Brancusi fotografou os seus trabalhos à luz direta do sol, de modo a que os flashes de bronze polido se refletissem dramaticamente nas fotografias. Rosso manipulou as suas impressões fotográficas, refazendo-as, cortando e escrevendo nelas. Enquanto Man Ray abraçou uma abordagem mais versátil, explorou uma técnica fotográfica de cameraless, colocando objetos diretamente sobre o papel fotográfico.
[Adaptado]
- Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda
Notas
Informação do Catálogo:
BRANCUSI, ROSSO, MAN RAY |
Brancusi, Rosso, Man Ray: Framing Sculpture / ed. Peter van der Coelen, Francesco Stocchi; text. Peter van der Coelen [et al.]; ed. tex. Lynne Richards; trad. Philip Clarke… [et al.]; des. Rick Vermuelen, Marjolijn Verbist. - Roterdão: Museum Boijmans Van Beuningen, 2014. - 271 p.; 27 cm. - ISBN 978-90-6918-270-4. |
Brancusi, Constantin, 1876-1957 / Rosso, Medardo, 1858-1928 / Ray, Man, 1890-1976 / Surrealismo / Escultura / Coelen, Peter van der / Stocchi, Francesco / Marcoci, Roxana / Postma, Esmee / Schallenberg, Nina / Wageman, Patty / Richards, Lynne / Clarke, Philip / MacGibbon, Julia / Lindberg, Steven / Vermuelen, Rick / Verbist, Marjolijn |
2-S-13 |