Surrealismo

Remaking the Readymade: Duchamp, Man Ray, and the Conundrum of the replica

As obras de Marcel Duchamp e Man Ray centram-se em conceitos como o de replicação e originalidade. Remaking the Readymade (remodelar o readymade) apresenta os fundamentos e processos implícitos na colaboração de Duchamp, Man Ray e Arturo Schwarz, a partir de objetos e readymades replicados, e processos técnicos envolvidos na (re)criação de objetos Dada icónicos.
Apresenta-se uma análise que intensifica e emaranha a compreensão sobre as concepções iniciais de Duchamp e Ray, através da discussão de questões como a autoria ou replicação. Levanta-se um debate em torno do legado dos artistas e de qual o significado contínuo das suas obras em termos de criatividade, originalidade e valor artístico.
Os readymades chocaram o mundo da arte com a problematização da ideia de autoria, e noções de identidade e artista. Arturo Schwarz também desempenhou um papel crucial nesta relação, abrindo a porta para a autoria conjunta ou alternativa - uma relação notável entre artista e negociante.
[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Kamien-Kazhdan, Adina
Remaking the Readymade: Duchamp, Man Ray, and the Conundrum of the replica / Adina Kamien-Kazhdan. - [Oxfordshire]: Routledge, 2018. - 354 p.; 26 cm. - ISBN 978-1-4724-7816-0.
Duchamp, Marcel, 1887-1968 / Ray, Man, 1890-1976 / Surrealismo / Ready-made / Réplica -- Enigma

2-T-18