Surrealismo

Octavio Paz: Ontology and Surrelism

Neste livro, o autor apresenta o poeta Octavio Paz, considerado um dos mais controversos intelectuais mexicanos. Uma obra que pode ser observada pela perspetiva literária, filosófica, histórica ou dos estudos latino-americanos.
Pelo grande impacto que teve na literatura como poeta e ensaísta, Paz é reconhecido como um importante pensador que estudou a ontologia fenomenológica de inspiração alemã, esta vertente contribuiu para o desenvolvimento do seu pensamento filosófico de índole europeia. A par disto, o Surrealismo, ajuda a enriquecer a sua obra e a própria cultura mexicana.
Paz discute como a condição humana é influenciada pela moral, pela política e pelas artes, que a seu ver estão assentes num contexto ideológico no qual existe uma falta de crítica interna e ao qual o dogmatismo se sobrepõe.
O tema do ato poético é destacado pela associação às suas leituras ontológicas e surrealistas, e pelas suas experiências relacionadas com o amor, o erotismo e a arte. Nestas experiências relaciona filosofias orientais com ideias ocidentais.
Octavio Paz foi um dos mais impactantes autores da cultura mexicana e mundial.
[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Sanchez Benitez, Roberto
Octavio Paz: Ontology and Surrelism / Roberto Sanchez Benitez. - Londres: Lexington Books, 2021. - 201 p.; 24 cm. - ISBN 978-1-7936-1031-7.

Paz, Octavio, 1914-1998 / Surrealismo / Ontologia / Poética / Modernidade / Metafísica erótica / Desejo

2-T-14