Surrealismo

Nicolas Calas and the Challenge of Surrealism

Neste livro apresentam-se os avanços artísticos da Vanguarda a partir da história de Nicolas Calas, um enigmático e polémico poeta e intelectual, que se movimentou entre o Surrealismo, o Futurismo e a Sátira, expondo ideias desafiantes nos seus ensaios, críticas e traduções.
De nacionalidade grega, Calas foi um dos primeiros inovadores na Grécia, fundindo a poética de vanguarda com o Trotskismo e os princípios Freudo-Marxistas, onde emerge na década de 1930. No entanto, acaba por se mudar para Paris, devido ao isolamento e pouco apoio que tinha no seu país. Já em Paris, participou no círculo surrealista de Breton, local onde permanece até ao início da Segunda Guerra Mundial, quando se muda para os Estados Unidos da América, e se estabelece em Nova Iorque. Aqui prepara o caminho para André Breton, Max Ernst e Yves Tanguy.
Inicia a sua carreira como um percursor do movimento surrealista na história literária grega e termina como poeta e crítico de arte em Nova Iorque. Uma importante figura que encarna a inquietação que caracteriza as artes e letras do século XX.

 [Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Hoff, Lena

Nicolas Calas and the Challenge of Surrealism / Lena Hoff. - Copenhaga: Museum Tuscalanum Press University of Copenhagen, 2014. - 438 p.; 24 vm. - ISBN 978-87-635-4068-1.

Calas, Nicolas, 1907-1988 / Surrealismo / Vanguarda

2-T-13