Surrealismo

Dreaming of Cinema: Spectatorship, surrealism, & the age of digital media

Este livro apresenta uma alternativa positiva à crise de realismo compreendida pelo cinema. Os “novos” meios de comunicação fizeram com que o cinema “teatral” pareça antigo, esta ascensão dos media digitais acompanha a sensação de “cinema perdido”, e percebe-se que o paradigma está em mutação e põe em causa a capacidade do cinema de gravar o real. A esta perspetiva se contrapõe o surrealismo, pois neste movimento o cinema nunca foi tratado como um meio realista, porque compreendeu que as nossas perceções do real eram uma miragem, e, por isso, voltaram-se para a interpretação estética e a função do filme, algo pode ser averiguado a partir das obras de Luis Buñuel, Salvador Dalí, Man Ray, André Breton, entre outros. Este estudo propõe, ainda, o enriquecimento do significado de espectador cinematográfico no século XXI.  

[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Lowenstein, Adam

Dreaming of Cinema: Spectatorship, surrealism, & the age of digital media / Adam Lowenstein. - Nova Iorque: Columbia University Press, 2015. - 253, [5] p.; 23 cm. - (Film & Culture). - ISBN 978-0-231-16657-7.

Surrealismo / Cinema / Media Digital / Audiência cinematográfica

2-Q-22