Surrealismo

García Lorca at the Edge of Surrealism: The Aesthetics of Anguish

García Lorca at the Edge of Surrealism: The Aesthetics of Anguish (García Lorca no Limite do Surrealismo: A Estética da Angústia) apresenta as variações do surrealismo e as teorias surrealistas no contexto espanhol, estudadas através da poesia, drama e desenhos de Federico García Lorca, que opta por seguir as teorias intelectuais de George Bataille, que criticou os elevados objetivos e ideais proclamados por Breton, tendo por isso sido expulso do movimento; em detrimento das noções mais idealistas e subconscientes que se centravam nos processos criativos automáticos sublimados da realidade, defendidas pelo movimento de índole mais doutrinária dirigido por Breton.
Nesta obra García Lorca explora as exposições teóricas e poéticas de Bataille, incluindo as que tratam de l'informe (o sem forma) e o sombrio vazio do vazio, envolvem o trauma e a ansiedade da expressão surrealista em Espanha, particularmente com referência à angústia, desejo e morte que figura tão proeminentemente nos textos espanhóis dos anos 20 e 30 do século XX, e que foram frequentemente qualificados como "surrealistas".
Com este livro pretende-se expandir a perspetiva do que significa o Surrealismo em Espanha através da compreensão da poesia e do drama de um dos mais importantes escritores espanhóis do século XX.
[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Richter, David F., 1977-

García Lorca at the Edge of Surrealism: The Aesthetics of Anguish / David F. Richter. - Londres: Bucknell University Press, 2014. - 289, [1] p.; 23 cm. - ISBN 978-1-61148-577-6.

García Lorca, Federico, 1898-1936 / Bataille, Georges, 1897-1962 / Angústia / Estética / Crítica e interpretação / Surrealismo -- Filosofia / Surrealismo -- Literatura / Espanha / França

2-Q-16