Surrealismo

Elements of Surrealist practices in contemporary visual art: Louise Bourgeois' critical reworking of Surrealism

Este livro resulta de uma dissertação de mestrado, projeto de investigação no qual se apresenta até que ponto Louise Bourgeois aplicou práticas surrealistas no desenvolvimento da sua obra artística, por um lado, e por outro, como é que esta artista criticou as práticas do surrealismo histórico e de que modo as desenvolveu ainda mais com o propósito de as adaptar, como por exemplo a temas feministas.
Após uma análise do ponto de vista da história e crítica de arte, alusão ao inconsciente e psicanálise, e ao contexto social global, demonstra-se que Louise Bourgeois utiliza os aspectos de emancipação e crítica inerentes ao Surrealismo histórico, criticando os pontos de vista patriarcais deste movimento. Trabalha com novos temas, como o feminismo, o corpo, e a violência emocional, a partir de práticas de índole surrealistas por si desenvolvidas.
[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Stark, Joachim

Elements of Surrealist practices in contemporary visual art: Louise Bourgeois' critical reworking of Surrealism / Joachim Stark. - [Munique]: GRIN, 2008. - 63 [1] p.; 22 cm. - É uma tese de Mestrado. - ISBN 9783640651283.

Bourgeois, Louise, 1911-2010 / Surrealismo / Práticas surrealistas contemporâneas / Arte visual / Crítica / Dissertação

2-Q-15