Surrealismo

The Esoteric Secrets of Surrealism: Origins, Magic, and Secret Societies

Nesta obra Patrick Lepetit mostra como os artistas surrealistas utilizavam a mitologia, os princípios gnósticos, o tarot, o vudu, a alquimia, e outras ciências herméticas, não apenas como pontos de referência, mas como elementos significativos das suas investigações em curso sobre a natureza da consciência e procura de regiões inexploradas da mente em busca da recuperação de poderes “psíquicos” e mágicos perdidos.
São apresentados exemplos específicos como o caso de Picasso e da sua obra Demoiselles d'Avignon que foi originalmente intitulada O Banho dos Filósofos.
Vários surrealistas rejeitaram os rótulos de artista e autor que lhes foram atribuídos por estranhos, aceitando em vez disso os títulos de mágico, alquimista ou bruxa, como os casos de Leonora Carrington e Remedios Varo.

[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Lepetit, Patrick

The Esoteric Secrets of Surrealism: Origins, Magic, and Secret Societies / Patrick Lepetit; trad. Jon E. Graham. - Rochester: Inne Traditions, 2014. - 512, [1] p.; 23 cm. - ISBN 978-1-62055-175-2.

Surrealismo / Esoterismo / Segredos esotéricos / Origem / Magia / Sociedades secretas / Adivinhação / Astrologia / Celticismo

2-Q-14