Surrealismo

El mundo de Giorgio de Chirico: Sueño o realidad

Este livro nasce de uma das mais completas exposições realizadas sobre a obra do pintor italiano Giorgio de Chirico, que através da sua originalidade, ecletismo e mutabilidade se tornou um dos artistas europeus mais influentes do século XX.
Nasceu na Grécia filho de pais italianos, foi admirado por Dalí, Magritte, Picasso e Apollinaire, e conta a lenda que em 1910, sentado numa praça central em Ferrara, teve uma visão de paisagens urbanas, vazias e imóveis, de onde surgiria a corrente artística conhecida como pintura metafísica.
Embora o seu estágio metafísico tenha sido de curta duração, o que é inegável é a influência que Chirico teve na pintura posterior. A sua pintura foi uma fonte de inspiração para o surrealismo.
O pintor italiano tentou redirecionar a perspetiva e as características figurativas do movimento Quattrocento (séc. XV) mas, ao contrário dos cubistas, gostava de dar volume e profundidade. Seres humanos inanimados e inertes como objetos, sombras sem vida em cenários de sonho e misteriosos. Em suma, um sonho intemporal e congelado, onde as suas imagens metafísicas, entre o desconhecido e o subconsciente, poderiam ser ditas como estando entre os postais criativos das últimas décadas.
Este universo metafísico foi o que a exposição El mundo de Giorgio de Chirico: Sueño o realidad apresentou numa retrospetiva através das fases criativas do artista, caracterizadas por uma pesquisa incessante em diferentes planos: o técnico, o estético e o artístico, este último marcado pela busca constante no plano iconográfico e simbólico que caracterizou a sua longa carreira. Assim, através de mais de 140 obras incluindo pinturas, desenhos, esculturas e litografias que cobrem um período de tempo entre 1913 e 1976, pode-se conhecer este artista brilhante.
Esta exposição foi organizada em colaboração com a Fundação Giorgio e Isa de Chirico, e reuniu as obras mais representativas da Fundação Giorgio e Isa de Chirico e da Galleria Nazionale d'Arte Moderna e Contemporânea de Roma, bem como de outras instituições e colecionadores internacionais.
Estruturada em seis fases diferentes, começando com uma coleção de retratos que mostram a evolução do classicismo mais formal para o mais íntimo e irónico, oferece uma visão completa de toda a carreira do pintor e dos seus temas mais importantes.
Este catálogo pretende tornar a personalidade de Chirico conhecida do grande público, mostrando o seu peculiar e pessoal mundo metafísico que nos permite descobrir um grande mestre da arte visual, um inovador cuja influência foi vital para as tendências pictóricas que se desenvolveriam posteriormente.

[Adaptado]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

EL MUNDO DE GIORGIO DE CHIRICO
El mundo de Giorgio de Chirico: Sueño o realidad / cur. Katherine Robinson; text. Mariastella Margozzi [et al.]; trad. Mariona Barrera [et al.]. - Barcelona: Ediciones Invisibles: Fundación bancaria "La Caixa", 2017. - 247 pág.: muito il.; 30 cm. - Contém biografia, ensaios e entrevista a Chirico. - ISBN 978-84-9470-700-1.

Chirico, Giorgio de, 1888-1978 / Surrealismo -- Séc. 20 / Sonho / Universo onírico / Pintura / Desenho / Escultura / Natureza / Retrato / Autorretrato

2-R-09