Surrealismo

Peindre le rêve: des rêves bibliques au Surréalisme

Este livro trata da pintura de Sonho em toda a sua extensão histórica. A partir de um rico e vasto corpus iconográfico está organizado em sucessivos períodos desde a Idade Média até aos nossos dias, mostra o carácter polimórfico da noção de sonho, associando o sonho bíblico, o sonho pessoal, as recomposições oníricas, a fantasia encantadora ou de pesadelo…
De acordo com os tempos e os movimentos estéticos, o sonho dá origem a alegorias, alimenta fantasias leves ou noturnas, abre um questionamento metafísico ou funde-se com um quimérico portador de ilusões.
O simbolismo e depois o surrealismo impuseram o sonho como fonte de inspiração, confundindo-o mesmo com o processo criativo.
Os comentários das pinturas cruzam as técnicas pictóricas e a estética com a história das ideias e a noção freudiana de "trabalho de sonho".
Grande fornecedor de imagens, o sonho reativa a figura de Morfeu, filho do sono e deus das formas; oferece aos pintores o audacioso desafio de confrontar o pictórico visível com o invisível do sonho.


[Adaptado]

 

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Bergez, Daniel

Peindre le rêve: des rêves bibliques au Surréalisme / Daniel Bergez. - Paris: Citadelles & Mazenod, 2017. - 256 p.; 33 cm. - ISBN 978-2-85088-721-5.

Surrealismo / Sonho -- Bíblico / Universo onírico

2-R-06