Poesia

Poemas Dramáticos e Pictopoemas

Com edição, prefácio e notas de Perfecto E. Cuadrado, Poemas Dramáticos e Pictopoemas, de Mário Cesariny, é o volume que reúne o teatro, poemas dramáticos e pictopoemas do autor.
Além das já conhecidas peças Consultório do Dr. Pena e do Dr. Pluma, Um Auto para Jerusalém, Titânia e o guião cinematográfico A Norma de Bellini, este livro inclui três peças nunca antes publicadas em livro: Projecto de Rebelião, O Processo e Projecto não Terminado para Teatro Radiofónico.

«Dizemos “poemas dramáticos”, e devemos assinalar duas questões prévias: que, afinal, e falando do autor Mário Cesariny, tudo nele era e é poesia, incluindo a “literatura” que Verlaine afastou para uma geografia diferente, e incluindo também (segunda questão) a pessoa e a personagem do autor, isto é, o actor Mário Cesariny, histrião maior da República que transformava o mundo à sua volta em palco universal para as suas encenações e representações, onde palavras, gestos, movimentos e silêncios reabilitavam para todos nós — espectadores e parte do sentido final do espectáculo — uma realidade que, à boa maneira pessoana, precisava dessa transmutação alquímica para ser definitiva e absolutamente real.
[...] Parafraseando André Breton: nem limites nem fronteiras no vasto território da Poesia, diverso e uno. Com essa ideia abrangente, decidimos organizar este volume dedicando a segunda parte às justaposições, conjunções, fusões e confusões da poesia plástica e da poesia verbal, da palavra e da imagem.» [do Prefácio]

[Adaptado]


[…]
Ora pois;
era isto no tempo em que os animais falavam;
Jerusalém estava em festa e os meninos fugiam da severidade dos pais;
iam em magote para os brejos, berravam entre as silvas até vir a noite;
outros metiam-se pelas veredas, iam à feira ver os cavalinhos;
mas este, de que fala o Grande Livro, não fugira para gozos e arruaças;
fora procurar os Doutores.
[…]

Ler mais
  • Local Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda

Notas

 

Informação do Catálogo:

 

Cesariny, Mário, 1923-2006
Poemas Dramáticos e Pictopoemas / Mário Cesariny; Ed., pref. e notas Perfecto E. Cuadrado. -Porto: Assírio & Alvim, 2020. - 573, [1] p.; 25 cm. - (Obras de Mário Cesariny). - ISBN 978-972-37-2145-4.
Surrealismo / Poesia / Pictopoemas / Obra gráfica / Teatro / Poemas dramáticos / Cuadrado, Perfecto E.
35-G-15