MASSES, RESPONSORIES & MOTETS

Cupertinos

Os Cupertinos apresentam dezoito obras inéditas do célebre Mestre português Duarte Lobo, incluídas neste segundo álbum editado pela Hyperion.
Este lançamento sucede o disco de estreia do grupo com a Hyperion, que explorou um reportório único e exclusivo de Manuel Cardoso e que foi distinguido nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de melhor álbum de “Música Antiga”.
Luís Toscano, Diretor Musical do grupo Cupertinos, afirma: “Duarte Lobo é um dos incontestáveis Mestres da Idade do Ouro da Polifonia Portuguesa, contudo a falta de conhecimento sobre a sua obra faz com que apenas um número reduzido dos seus trabalhos tenha sido gravado e apresentado. Isso deve-se, em grande parte, à destruição de manuscritos no terramoto e consequentes incêndios de Lisboa (1755), e do desaparecimento de algumas partes de um dos livros da sua publicação de 1602.
Este último foi abordado pelo Prof. José Abreu (Universidade de Coimbra) que reconstruiu a música em falta para a sua tese de Doutoramento, e a versão dos Responsórios de Natal a quatro vozes, afinado com os Cupertinos ao longo de vários anos, é gravada pela primeira vez neste álbum. As duas Missas presentes no disco pertencem à produção relativamente desconhecida de Duarte Lobo, que temos vindo, gradualmente, a recuperar para fruição pública.
A música em si é talvez surpreendentemente variada; sempre intimamente vinculada e decorrente das palavras cantadas, oscilando entre as frases contemplativas, longas e quase estáticas de “Audivi vocem de caelo” e momentos vívidos e animadores em alguns dos Responsórios de Natal. Esperamos trazer uma nova consciência e interesse pelo legado de Duarte Lobo e, num sentido lato, difundir o conhecimento sobre o Património Musical Português dos séculos XVI e XVII.”

Excertos áudio e pormenores na página da Hyperion

Mais informações sobre o grupo em www.cupertinos.pt

15,00 €