Eventos

Autor da Semana

Herberto Helder


A Autora desta semana é Sophia de Mello Breyner Andresen.
Conheça a obra de uma das mais importantes mulheres da literatura portuguesa e aproveite os 10% de desconto em artigos da autora, entre os dias 2 a 8 de abril.


Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919, no Porto.
Entre 1936 e 1939 frequentou o curso de Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, onde dirigiu alguns movimentos universitários católicos, contudo não o concluiu.
Esteve desde cedo ligada a movimentos de luta contra o fascismo e contra o regime salazarista. Fundou a Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Foi deputada à Assembleia Constituinte, após o 25 de abril de 1974.
Fruto do seu casamento com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, de quem se divorciou em 1988, teve cinco filhos que a motivaram a escrever literatura infantil, sobretudo contos.
Na sua produção literária existem referências recorrentes às temáticas do mar, da liberdade, da família e da infância, como é o caso do livro “A Menina do Mar”, a primeira obra que a celebrizou. Para além disso foi poeta e tradutora de grandes nomes como William Shakespeare e Dante Alighieri.
A sua obra foi reconhecida por vários prémios literários tais como: o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Autores em 1964, o Prémio Teixeira de Pascoaes em 1977, o Prémio da Crítica pela Associação Internacional de Críticos Literários em 1983, o Prémio Vida Literária em 1994, entre muitos outros. É distinguida, em 1999, com o Prémio Camões, tendo sido a primeira mulher portuguesa a receber este prémio literário. Ainda no mesmo ano foi agraciada com Prémio Pessoa. Em 2003, recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, o último galardão que recebeu em vida.

Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu no dia 2 de julho de 2004, em Lisboa, aos 84 anos. O seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional, 10 anos após a sua morte, a 2 de julho de 2014.

Ler Mais
  • Data 2 a 8 de abril de 2021
Autor da semana