Brevemente

VIII Ciclo de Requiem - Cancelado

No cumprimento das recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e tendo em conta a implementação do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (COVID-19), a Fundação Cupertino de Miranda informa que encerrará ao público todos os seus espaços a partir de dia 11 de março, até informação em contrário.
Assim, vimos informar que todos os eventos realizados dentro da Fundação e organizados pela mesma, nomeadamente concertos dos Cupertinos, foram cancelados, até informação em contrário.

O programa hoje interpretado baseia-se no 1º trabalho discográfico dos Cupertinos, que representa uma incursão pela obra magistral de Manuel Cardoso com enfoque nas temáticas da penitência e redenção.

Manuel Cardoso (1566-1650) é, indubitavelmente, um dos mais reconhecidos e aclamados músicos portugueses de todos os tempos. A par de compositores como Pedro de Cristo (c.1550-1618), Duarte Lobo (c.1565-1646) ou Filipe de Magalhães (c.1571-1652), representa, de forma icónica, aquela que tem sido apelidada como a “Idade de Ouro” da Música Portuguesa, magistralmente cinzelada ao longo dos séculos XVI e XVII. Natural de Fronteira, Cardoso iniciou os seus estudos musicais em meados da década de 1570 no Collegio dos Moços do Coro da Sé de Évora – um dos mais profícuos centros de formação musical da época –, onde terá sido discípulo de Manuel Mendes (1547-1605). Em 1588, ingressou no Convento do Carmo, em Lisboa, onde se veio a tornar organista e Mestre de capela, cargo que ocupou durante seis décadas.

Ainda em vida, eram frequentes as alusões elogiosas e respeitosas relativamente à sua intensa devoção e ao seu excecional talento musical, características que Manuel Cardoso integrou num estilo de composição particularmente expressivo, em que privilegiava alguns dos textos litúrgicos de maior carga dramática. O alinhamento de hoje, inspirado na centralidade e perenidade das temáticas da penitência e redenção, gravita em torno dos verdadeiros eixos do Ano Litúrgico - o Tempo do Advento e o Tempo da Quaresma. Ainda com uma incursão pela conceptualmente aparentada Liturgia de Defuntos, com particular destaque para a Missa Pro Defunctis a 4, são aflorados três dos cinco livros que Manuel Cardoso viu publicados, em Lisboa, entre 1613 e 1648: Cantica Beatae Mariae Virginis (1613), Missae qvaternis qvinis, et sex vocibus, liber primvs (1625) e Livro de varios motetes, officio da semana santa, e ovtras cousas (1648).

Exclusivamente dedicado a Manuel Cardoso (1566-1650)

Lamentationes 1:6-7 [Vau. Et egressus est] a 6                                                      
In monte oliveti                                                 
Tristis est anima mea                                         
Missa Pro Defunctis a 4                                                  
            Introitus
            Kyrie
            Graduale
            Offertorium
            Sanctus & Benedictus
            Agnus Dei
            Communio
Tua est potentia a 6                               
Domine tu mihi lavas pedes                                 
Amen dico vobis                                    
Cum audisset Joannes                                        
Ipse est                                                            
Omnis vallis                                                      
Quid hic statis a 5                                                          
Magnificat secundi toni               
Sitivit anima mea a 6

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  • Local Coimbra
  • Data 19 de março de 2020
  • Hora 21h30