Temporárias

Philip West - Selva de objetos fragmentados

No próximo dia 4 de junho, às 18h00, a Fundação Cupertino de Miranda abrirá ao público a exposição temporária “Philip West - Selva de objetos fragmentados”. 

“Selva de objetos fragmentados” é uma exposição dedicada a Philip West, com a coleção da Fundação Eugenio Granell, de Santiago de Compostela.
Apresentamos 82 trabalhos do artista que cedo deixou a sua terra natal York, em Inglaterra, onde nasceu a 20 de fevereiro de 1949, rumo a Saragoça, Espanha.
West recria objetos do quotidiano no seu mundo imaginário, num universo fantástico e irreal, assumindo a máxima do Surrealismo nas suas obras: Liberdade, Amor e Poesia. No início da sua produção artística, em meados da década de 60, encontramos na pintura um estilo figurativo e surrealista, interessando-se mais pelo lado erótico da Pop Art. Os desenhos de insetos e pássaros resultaram de várias excursões ornitológicas realizadas ao mar e ao campo, respondendo ao seu interesse pela natureza e pelos seres vivos. Obras metafóricas, com linguagens antagónicas e cores brilhantes, apresentando uma visão do orgânico, das geografias internas da terra e do corpo humano, quase como uma demonstração do ciclo de vida – da conceção à morte –, em busca da explicação dos fenómenos da nossa existência. A sua obra expõe um misto entre realidade e sonho, vida e morte, céu e terra, homem e anjo, num ciclo iconográfico e de poesia visual, resumindo a vida, o amor e a morte.
Grande parte dos trabalhos aqui apresentados remontam aos inícios da década de 90, numa altura em que o artista refere “Para mi, ahora, el surrealismo es vivir la vida como si fuera un poema. Como no se donde voy, trato de disfrutar del viaje…” e que “…cuando trabajo no pienso, el arte creativo es la experiencia.”
Esta exposição leva-nos numa viagem pela obra de Philip West, com múltiplos fragmentos emblemáticos e transformadores da sua selva de objetos.

Comissários:Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado

Ler Mais
  • Local Museu da Fundação Cupertino de Miranda
  • Data 4 de junho a 2 de outubro de 2021