DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2023

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio e foi instituído pelo ICOM - Conselho internacional de Museus, em 1977, com o intuito de promover a reflexão e debate, por parte da sociedade, sobre o papel dos museus.
Em 2023, o tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar" incide em três eixos: saúde e bem-estar globais, ação climática e vina da terra.

Programa

  • 9 e 16 MAIO (TERÇA-FEIRA)

    14H30 – 16h30
    Oficina de expressão plástica “Quando o papel se transforma”

    Desafiamos o público a construir esculturas com materiais sustentáveis e acessíveis. Inspirados em obras surrealistas e através da reciclagem, da água e da cola branca iremos transformar o papel em obras tridimensionais. Os resultados serão pintados pelo público nas comemorações do “Dia Mundial da Criança” no Parque da Devesa no âmbito da oficina de expressão plástica “Pintura de Esculturas Surrealistas” e posteriormente poderão visitá-los em exposição temporária na FCM em data a anunciar.

    Destinatários: Seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 8 de maio: [email protected]  Duração: 3 sessões de 120 min. Lotação: 30 pessoas (mínimo de 10). Local: Serviço Educativo FCM

  • 18 MAIO, QUINTA-FEIRA

    10h00
    Conversa “O que esperam de nós?”

    Queremos ouvir o que a comunidade sénior espera da Fundação Cupertino de Miranda. Sonhamos promover a inclusão, combater o isolamento social e até melhorar a saúde mental e através da nossa visão e missão. Aceitam o desafio de o fazer em conjunto?

    Destinatários: Seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 15 de maio: [email protected] Duração 90 min. Lotação: 50 pessoas (mínimo de 10).Local: Biblioteca FCM

    14h30
    Oficina “Como desenhar uma atividade?”

    Como surge uma atividade? Quais os seus procedimentos? Qual o seu propósito? Propomos desenvolver uma atividade de Serviço Educativo de forma participativa direcionada ao público sénior. Os resultados desta oficina irão passar por um processo de seleção para serem integrados na programação anual de Serviço Educativo direcionada ao público sénior.

    Destinatários: Seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 15 de maio: [email protected] Duração 90 min. Lotação: 30 pessoas (mínimo de 10). Local: Serviço Educativo FCM

    17h00
    Abertura da exposição online “Surrealismo e reinterpretação”

    Exibição de uma seleção dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco no âmbito do projeto “Marka. A tua identidade” em articulação com o Projeto Cultural de Escola "A tua (P)Arte".

    Destinatários: Público em geral. Duração: 18 de maio a 18 de junho. Local: Site FCM

  • 19 MAIO, SEXTA-FEIRA

    10h00, 14h30
    Oficina "Como desenhar uma atividade?"

    Como surge uma atividade? Quais os seus procedimentos? Qual o seu propósito? Propomos desenvolver uma atividade de Serviço Educativo de forma participativa direcionada ao público sénior.
    Os resultados desta oficina irão passar por um processo de seleção para serem integrados na programação anual de Serviço Educativo direcionada ao público sénior.

    Destinatários: Seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 15 de maio: [email protected]. Duração 90 min. Lotação: 30 pessoas (mínimo de 10). Local: Serviço Educativo FCM

  • 20 MAIO, SÁBADO

    10h00
    Estreia do vídeo “Quando o papel se transforma”

    “Quando o papel se transforma” pretende inspirar o nosso público a criar de forma sustentável e acessível. Através da reciclagem, da água e da cola branca transformamos o papel em esculturas inspiradas em obras surrealistas.

    Destinatários: Público em geral. Local: Redes Sociais da FCM.

    15h00
    Visita orientada à exposição temporária “Mário Cesariny – o outro lado do reflexo” com diretora artística

    Mário Cesariny (1923-2006) destacou-se no Surrealismo nacional pela sua experimentação e pelo corte com as práticas mais académicas. No ano em se comemora o centenário do seu nascimento, apresentamos “O outro lado do reflexo”, uma exposição de fotografia que retrata a sua vida e obra. Duarte Belo e Eduardo Tomé entre outros autores oferecem a oportunidade de encontrar Cesariny e visitar o seu espaço e as memórias de quem por lá passou.

    Destinatários: Público em geral. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 17 de maio: [email protected]. Duração 45 min. Lotação: 30 pessoas (mínimo de 8). Local: Espaço de exposição temporária FCM